sexta-feira, 1 de maio de 2009

Samhain



Samhain (pronuncia-se sôu-ein) é o Ano Novo Pagão. Comemora-se no dia 1º de maio no hemisfério Sul e em 31 de outubro no hemisfério norte. Não, não é coincidência... é sim o Halloween, ou também a festa de todos os Santos. "Coincide" também com Finados... tudo faz parte de um mesmo período, que se estende por entre 27 de abril e 4 de maio (27 de outubro e 4 de novembro, pelo norte).

É uma festividade ancestral, onde há maior contato com aqueles que já partiram rumo à Summerland ("Paraíso", "Céu"...), e eles são reverenciados nessa data. Nessa época, os véus que separam os mundos estão mais finos, permitindo a travessia por entre os portais; os que morreram no ano anterior e os que estão prestes a reencarnar atravessam os portais. Existe o costume de se acender fogueiras em Samhain para que os espíritos possam encontrar mais facilmente o rumo à Summerland. É também tradicional deixar uma vela branca acesa na janela da casa para o mesmo fim.

Samhain é um momento de reflexão, no qual devemos olhar para o ano mágicko que passou e estabelecermos metas para o ano que se inicia. Momento ideal para se banir o que temos de negativo e de pedir coisas positivas para o ano novo, agradecer por tudo que foi alcançado e fazer pedidos a realizar no ano que se segue. Pode-se acender uma vela laranja à meia-noite para atrair boa sorte e prosperidade em todos os aspectos para o ano novo.

Jack O'Lantern: Nome dado ao principal símbolo associado atualmente ao Halloween, a abóbora escavada com faces horripilantes (ou, em certos casos, tragicômicas). A origem o nome provém de Stingy Jack, uma antiga lenda irlandesa de um velho e trambiqueiro fazendeiro, que dizem ter enganado o diabo numa travessura, e sendo portando amaldiçoado a vagar pelas noites com a única luz que possuía, uma abóbora (sua comida favorita) iluminada por uma vela.

A confecção de um Jack O'Lantern é uma atividade tradicional de Samhain. Para tal, você irá necessitar de uma abóbora ou moranga, uma faca, uma vela branca e óleo essencial de patchouli. Faça uma tampa na parte superior da abóbora, retire suas sementes e com a faca entalhe uma face na abóbora da forme que você achar melhor. Untar a vela branca com o óleo de patchouli e coloque-a dentro da abóbora. Acenda a vela, dizendo: "Com esta velam por esta luz e pela brisa que vem do além, eu dou as boas-vindas aos espíritos nesta noite de Sahmhain!". Coloque então o Jack do lado de fora de sua casa para afastar os maus espíritos e visitas indesejados de outros planos.

Aqui em casa criamos a nossa própria tradição do Arroz na abóbora, nossa receita especial de Samhain, mas isso fica para a postagem de amanhã! ^^

3 comentários:

  1. Interessante isso, Agora só uma pergunta, o que nesse período facilita esse translado ? Algo relacionado a algum alinhamento ou deslinhamento astral?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luciano, bom te ver por aqui.

    Então, o período do Samhaim têm suas correspondências em quase todas as culturas, de um modo ou de outro, seja Finados, Dia de Todos os Santos, e remete a um tempo no qual o Homem ainda prestava mais atenção às forças da natureza.
    Sim, é um período específico astral, onde a lua em sua face plena encontra-se passando pelo signo de Escorpião, uma energia clássica de mudança e transformação. Principalmente, deixar o velho para trás e permitir que o novo entre. Ou seja, é uma energia de ano novo, de novos inícios, zerar tudo e recomeçar com ânimo novo.

    O fim do verão era considerado como ano novo para os celtas. Era pois uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideravam que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue. Quanto ao translado de espíritos, o momento torna-se ideal visto que a egrégora vigente é toda no sentido de passagem, ou seja, todas as forças do momento são relacionadas ao culto aos antepassados, o agradecimento pela vida deles e pelo que deixaram para nós e para que continuem nos observando de onde quer que estejam. É um momento onde os véus que separam os mundos estão mesmo mais tênues, por conta da aura ritualística e das celebrações, o que facilita também essa passagem.
    Mas veja bem, facilita. Não quer dizer que seja um momento único no ano que as almas fazem o translado, só é mais fácil do que em outras épocas. Já tivemos uma discussão em um grupo de estudos uma vez sobre isso. Não quer dizer que uma pessoa que falecer dia 02 de maio sua alma vá ter que esperar mais um ciclo completo (treze luas) para poder transcender. =)

    ResponderExcluir
  3. Adorei teu blog e a aura que há por aqui!
    Beijo com carinho
    Bea

    ResponderExcluir