terça-feira, 21 de abril de 2009

Páscoa, coelhos, formigas, cigarras e afins...


Eita! Quanto mais tempo a gente quer ter, menos conseguimos!

Estou com o texto pronto na minha cabecinha desde antes da Páscoa (até porque é relacionado à esse feriado), mas e cadê tempo para sentar na frente do micro?

Vamos ver se agora sai!
---

Páscoa... inevitavelmente pensa-se em coelhos, ovos, chocolates e prosperidade. Os católicos lembram de sexta-feira santa, comer peixe, sacrifício (pô, comer bacalhoada à portuguesa com azeite é sacrifício??), cruz e ressurreição. Mas juntar tudo isso num só sentido são poucos que conseguem. Normalmente as crianças saem com perguntas do gênero "coelhos botam ovos?" e deixam seus pais de cabelos em pé para explicar tuuuudo!

O feriado da Páscoa tem no paganismo correspondências que, na verdade, são historicamente anteriores à simbologia cristã, mas que dizem respeito à Primavera e não ao Outono.

Definição da data da Páscoa

Taí algo que muita gente não sabe... O domingo de Páscoa é a data-base do calendário cristão, pois derivada dela saem os demais feriados com datas variáveis (quarta-feira de cinzas, corpus christi). E a data é definida pela LUA! A Páscoa é sempre no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do outono (pós 21 de março). Se quiser tirar a dúvida, pegue um calendário e confira!

Essa lua cheia em questão, a do mês de abril, é chamada de "Lua de Sangue". Esse nome têm significado que remota aos camponeses, que, em vias de esfriar, tinham que escolher na criação os que iriam matar e salgar a carne, e os que iriam sobreviver ao inverno para procriar na primavera. Como ilustrado na fábula da Cigarra e da Formiga, era uma época de guardar mantimentos e carnes para passar o rigor da estação que apontava no horizonte.

Para os pagãos, o similar mais próximo da Páscoa é o Ostara, que ocorre no Equinócio da Primavera, e que significa a Terra novamente desperta, após o inverno. Daí com a correspondência de ovos, fertilidade, coelhos (porque os coelhos têm a capacidade de gerar mais de uma cria por temporada). Sobre Ostara, outro texto virá no momento adequado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário